SOCIEDADE E TECNOLOGIA DIGITAL: entre incluir ou ser incluída
Surge cada vez com mais força, no contexto das organizações da sociedade civil, a idéia de levar a tecnologia digital ao alcance da sociedade. Geralmente desenvolvidas através de cursos para pessoas de baixa renda, essas iniciativas se fizeram conhecidas pelo nome de inclusão digital, sendo pensadas e implementadas diante da constatação de uma desigualdade social e econômica que será agravada se não contemplar uma parcela significativa da sociedade no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação. O que esses projetos possibilitam, portanto, na medida de suas possibilidades, é a diminuição das disparidades sociais entre aqueles que têm acesso a essa tecnologia e aqueles que passam a ter acesso não só à informática, como também à Internet.
Da inclusão digital ao direito de comunicar
Carecemos, portanto, de um conceito de inclusão digital mais amplo, que proporcione uma dimensão social e política para o papel que a tecnologia representa para a sociedade, visando “fomentar o exercício da cidadania, para dar voz às comunidades e setores que normalmente não têm acesso à grande mídia e para apoiar a organização e o adensamento da malha de relações comunicativas entre os atores da sociedade civil que constituem a Esfera Pública” (SAMPAIO, 2003). Este processo implicaria numa reorientação estratégica de posicionamento em relação ao que costumeiramente constitui o propósito dos projetos de inclusão digital, pois, ao invés de serem apresentados a um conhecimento já acabado sobre o que a tecnologia digital possibilita, a sociedade ela mesma deveria manifestar suas demandas em relação aos benefícios que as tecnologias podem proporcionar, tornando-se assim, sujeitas do processo de inclusão digital, afirmando sua cultura e, por conseguinte, sua cidadania.
- Este texto pode ser relacionado a proposta do nosso Projeto, de que os professores e as demais pessoas precisam atualizar-se para que não sejam excluídas pelas tecnologias. Cabe a cada pessoa decedir se quer estar incluida digitalmente, ou fazer parte dos excluídos.
http://www.comunicacao.pro.br/artcon/includig.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Cristiane, mas como essa tua postagem se relaciona com as certezas provisórias e as dúvidas temporárias do projeto de vocês? Precisa comentar.
ResponderExcluir