sábado, 18 de abril de 2009

SOFTWARE DE AUTORIA: MULTIMÍDIA VISUAL CLASS

SOFTWARE DE AUTORIA APOIANDO A APRENDIZAGEM

KASIM, Valéria Mattos – SME CURITIBA
valeriakasim@hotmail.com
SILVA, Ottilia Marcacci Ribeiro da – PUCPR
omarcacci@hotmail.com
Achei este artigo muito interessante por que ele relata a experiência realizada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental no estado de Curitiba, com alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de trabalhar os conteúdos pedagógicos e as dificuldades dos alunos de uma forma mais criativa e prazerosa utilizando o software de autoria, multimídia Visual Class. Como também é enfatizada a necessidade do professor buscar novas informações e de se atualizar constantemente, sendo está uma questão que envolve nosso projeto, no PA Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital.
As autoras relatam que por meio do projeto realizado, foi possível verificar como as novas tecnologias de comunicação e informação, podem ser utilizadas em atividades escolares, deixando evidente que a inclusão digital, realizada em ambiente escolar, não se resume exclusivamente ao aprendizado da informática, mas sim, como um novo recurso de apoio ao processo ensino-aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento e relações inter-pessoais.
A multimídia como se sabe, é a culminação de todas as formas preliminares de comunicação. É a única tecnologia que integra áudio, vídeo, imagens estáticas, textos e interação.
O software de autoria foi criado por um desenvolvedor chamado Celso Tatizana. A primeira versão denominou-se Visual Class 1.0. Logo este software, entrou no mercado tecnológico e foi sendo aprimorado. E a vantagem deste software e que o diferencia dos demais é a grande facilidade de uso e a possibilidade do professor ser o autor de suas criações tornando a ferramenta interessante, tanto para os educadores como também, para os alunos que podem utilizá-la para desenvolver suas próprias criações. O software de autoria é um programa que permite ao professor criar situações de aprendizagem e o educando pode interagir mutuamente. Sendo esta uma nova visão de ensinar e de aprender.
E segundo as autoras: “...os dispositivos tecnológicos podem auxiliar o educador, principalmente no processo cognitivo e na criação coletiva. Pois, há uma ânsia dos alunos para o fortalecimento e utilização de diversas mídias, uma vez que os mesmo são bombardeados por elas o tempo todo, assim o educador pode buscar novas formas de utilizá-las e integrá-las de forma colaborativa e criativa.”( p.9 )

Um comentário:

  1. Regina, por favor, leia a tua postagem, Curitiba não é um estado, mas sim a capital do Estado do Paraná.

    ResponderExcluir