quinta-feira, 25 de junho de 2009

Considerações Finais


A partir do planejamento do nosso projeto de aprendizagem, das pesquisas realizadas e do processo desenvolvido, retomamos as nossas certezas provisórias, as nossas dúvidas temporárias, os objetivos e a problemática inicial que gerou o projeto, a fim de discuti-las, buscando sistematizar o conhecimento construído durante o desenvolvimento do nosso projeto de aprendizagem.

Assim quanto as nossas certezas provisórias, podemos dizer que essas novas mudanças vão exigir uma formação sobre as novas tecnologias; no assunto que se refere à educação, pois já não
serão mais os mesmos os professores que atuaram no futuro, os que ainda ignoram os avanços científicos, assim como a evolução da tecnologia. Nossos alunos de certa forma exigem uma nova postura do educador, fazendo que os mesmos vão em busca de novos conhecimentos, utilizando a tecnologia como um recurso didático.O professor necessita perder o medo de ser privado, e não poder trabalhar com novas possibilidades da tecnologia na sala de aula; pois na atualidade toda e qualquer Instituição de Ensino devem ser cientes que a tecnologia faz parte do cotidiano do aluno e já faz parte do currículo.

Quanto às dúvidas temporárias, encontramos que, os professores estão buscando sua autonomia, estão em busca de uma formação centralizada nos avanços tecnológicos, pois sabem que isto é necessário para que o processo de aprendizagem ocorra de forma prazerosa e eficiente. E também encontramos que daqui em diante a tecnologia sempre estará presente na Educação como uma ferramenta para a construção do Conhecimento, qualificando cada vez mais o Ensino. Existem muitas escolas que preparam o professor para aprender sobre o uso das novas tecnologias. Quando há novas mudanças, exige-se uma formação sobre os avanços tecnológicos. E os professores não devem temer os avanços tecnológicos, pois eles não lhes tirarão os empregos mais sim os ajudarão a qualificá-lo ainda mais.

Quanto os nossos objetivos, entendemos que cabe a nós futuras pedagogas mostrar a importância da capacitação, em atualizar-se digitalmente, pois o avanço da tecnologia não pára e as crianças aprendem junto com ela. E quanto ao nosso objetivo na pré-apresentação para as colegas, explicamos sobre a importância da atualização digital dos professores, para as aulas ficarem atrativas para uma melhor aprendizagem.
Como qualquer outro ser humano, nós professores nunca aprendemos tudo e, muitas vezes até aprendemos com nossos alunos, eles são crianças e estas aprendem muito rápido em questão às novas tecnologias.

E quanto à problemática inicial que deu origem ao nosso projeto entendemos que as tecnologias digitais virtuais podem ser aliadas no processo ensino aprendizagem, pois, permitem ao professor desenvolver atividades mais criativas e motivadoras. Dessa forma, é importante que o professor busque ampliar seus conhecimentos na área da tecnologia educacional, tornando-se efetivamente o mediador do processo de aprendizagem, integrando assim de forma dinâmica e equilibrada a orientação intelectual. Para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem é preciso encarar a realidade que mostra a necessidade de levar para a sala de aula novas tecnologias.
Sendo assim o professor não pode parar de atualizar-se, principalmente em relação ao uso das novas tecnologias que não param de avançar, e as crianças são as primeiras a aprendê-las. Mas é claro que a escola deve ajudar ao professor na sua capacitação, oportunizando espaços e cursos de capacitação.
Ao analisar os questionários, concluímos que os professores que não tem medo do novo, que estão sempre em busca de novos cursos de aperfeiçoamento não tem tecnofobia, usam e abusam dos recursos tecnológicos. E estamos certo de que aqueles professores que pararam no tempo e que não sabem lidar com os avanços da tecnologia, invés de preparar uma aula cativante para os alunos, sempre estarão aplicando aquelas aulas monótonas de que os alunos não prestam atenção nenhuma.

- Roteiro do questionário

1) Qual a importância da Tecnologia na sua vida?
2) Você acredita que o professor está sendo realmente preparado para trabalhar com o uso das Novas Tecnologias?
3) Na escola que você trabalha, oferece condições para serem utilizadas as Tecnologias como um recurso no processo de aprendizagem? Como?
4) Você se acha um tecnofobia? (Medo das Novas Tecnologias) Sendo ou não, justifique?
5) Você se acha preparado para trabalhar no laboratório de informática da escola, sem a ajuda de um especialista no assunto?

O questionário foi aplicado em cinco professores, conforme o resultado das respostas das perguntas do roteiro, após serem analisadas, podemos concluir que em relação a questão 1. Todos afirmam que a tecnologia é indispensável na atualidade. Questão 2. Todos acreditam que os professores não estão sendo preparados para trabalharem com as TDVs. Na questão 3. Também foi unânime a resposta, onde relatam que as Escolas não oferecem condições para que seja possível usufruir das TDVs. Na questão 4. Duas pessoas afirmam que sofrem da tecnofobia, sendo que suas justificativas foram “ Ter medo” de estragar algum programa. Duas pessoas não se consideram tecnofobias, mas confeçam que sentem muita insegurança em relação a esta área de conhecimento e uma pessoa domina totalmente os avanços tecnológicos. Na última questão 5 pessoas afirmam que necessitam de auxílio para trabalharem no laboratório de informática da Escola, enquanto que apenas uma sente-se preparado para trabalhar com as TDVs.
A imagem foi tirada

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Essa temática é muito importante, pois com os avanços das novas tecnologias precisamos ter consciência da importância da formação continuada dos professores, pois o professor deve ser um pesquisador constante para então tornar a aprendizagem significativa para o aluno.

    ResponderExcluir