terça-feira, 19 de maio de 2009

Entrevista com uma professora

Nome: Sigiloso
Idade: 35 anos
Profissão: Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Local de trabalho: Escola Municipal de São Leopoldo
Grau de Escolaridade: Superior Incompleto ( Pedagogia)
Tempo de trabalho: 19 anos na mesma Escola

Roteiro da entrevista

1) Qual a importância da Tecnologia na sua vida?

A tecnologia é imprescindível para todas atividades na atualidade, sem ela, não conseguiríamos cumprir todas as tarefas do nosso dia-a-dia.

2) Você acredita que o professor está sendo realmente preparado para trabalhar com o uso das Novas Tecnologias?

Acredito que não, pois o professor precisaria de tempo e investimento para que possa fazer cursos, para que possa trabalhar corretamente com seus alunos.

3) Na Escola que você trabalha, oferece condições para serem utilizadas as Tecnologias como um recurso no processo de aprendizagem? Como?

A escola em que trabalho não oferece condições para utilazar-mos as tecnologias como um recurso no processo de aprendizagem. Tem um Laboratório de Informática que não tem acesso a internet, somente o da secretaria tem acesso a rede, mas os professores não tem acesso a ele. O Laboratório de Informática até o ano passado a cada quinzena cada turma tinha quarenta minutos para os alunos e a professora titular juntamente com a coordenadora do laboratório usufruírem deste instrumento, porém um computador era utilizado por três alunos ao mesmo tempo enquanto os demais aguardavam chegar a sua vez. Sem comentários sobre o processo de aprendizagem!! Este ano nem isto temos, com o Projeto Mais Educação, que foi implantado na Escola, mas que ainda está só no papel estamos aguardando. Nossa Escola ainda é do tempo do mimeógrafo, pois temos máquina copiadora, mas cada professor tem sua cota, que é mínima e não contempla as necessidades do professor.

4) Você se acha um tecnofobia? ( Medo das Novas Tecnologias ). Sendo ou não, justifique.

Não, não me sinto amedrontada, sinto-me angustiada por estar na frente do computador e não saber o que fazer sozinha, sem a ajuda de alguém.

5) Você se acha preparado para trabalhar no Laboratório de Informática da escola, sem a ajuda de um especialista no assunto?
Não sem monitoria, de maneira alguma, somente desenvolvo o trabalho com a ajuda da monitora da informática, que é a pessoa responsável pela coordenação dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário