terça-feira, 30 de junho de 2009

Aprendizagens!!!!


Com este PA aprendi muito, pois como todas estava com um pouco de receio de mexer no computador, mas vi que não é um bicho de sete cabeças.

Aprendi bastante sobre as tecnologia é foi super maravilhoso fazer em EAD, pois nunca tinha feito .

Gostaria que fosse mais tempo, mas infelizmente são só 60 horas, mas espero que todos tenham gostado , como eu também gopstei.

Beijos

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Auto - Avaliação do Grupo


Acreditamos que em relação ao nosso projeto, apesar de tudo, conseguimos atingir nossos objetivos. Pois apezar de tudo, fazer um PA à distância é uma coisa, mas um trabalho em grupo é outra bem diferente, pois a comunicação por e-mail é demorada, manda, espera resposta...nem todas tem msm, tivemos problema com a internet, aí a respostas das colegas não vem e tem prazo para postar, quando conseguíamos que a colega nos atendesse, nos comunicávamos por telefone. A Cassiana era a líder do grupo, mas não acreditamos que é bom ter um líder, pois na verdade todas fomos líder um pouco, principalmente a Cristiane e A Cassiana, não desmerecendo as outras, pois elas também ajudaram muito na realização do nosso Blog. Acreditamos que todo o grupo deveria ter a responsabilidade de liderança, sendo que todas tevem ter a preocupação das tarefas e não só a líder. Sobre o PA, as aprendizagens foram muito boas, todas as atividades são para a nossa aplicação com os alunos. Mas, acreditamos que para aprendermos melhor ainda, seria bom que este PA fosse divididos em dois PAs de 60 horas cada, para não ser tão corrido ao realizar as atividades, era muita tarefa ao mesmo tempo e curto prazo.
A foto foi tirada

Aprendizagem


Minhas aprendizagens neste PA e na construção deste blog, foram muitas, pois realizando nosso projeto aprendi muito. tinha muito medo das tecnologias. mas vi que com o tempo esse bicho nao morde. nas entrevistas percebi que muitos tinham receios, que nao era so eu. O nosso grupo aprendeu muitas coisas. outra coisa foi trabalhar em grupo a distancia.; foi uma grande aprendizagem.

domingo, 28 de junho de 2009

Aprendizagens...

Gostei muito de realizar nosso projeto, durante o seu desenvolvimento, ao aplicar o questionário pude ver que nossas certezas provisórias infelizmente eram verdades. Com as aprendizagens tive mais convicção que o professor não pode parar de atualizar-se em todos os assuntos, mas principalmente aos relacionados às TDV. Pois os alunos, desde os menores se interessam mais, se as aulas forem criativas, ainda mais envolvendo as tecnologias, e, conseqüentemente a aprendizagem ocorrerá melhor.

Sobre o uso das tecnologias, em relação à informática, tenho curso de computação, mas utilizava o computador para fazer pesquisas, digitar trabalhos, mandar e-mails. Hoje com este PA aprendi muito mais, apesar de ser corrido aprender tudo isso em um PA só. As aprendizagens foram muito boas, todas as atividades servem de alguma forma para a nossa aprendizagem com os alunos, principalmente ao fazer este blog.

Aprendizagens!


A meu ver, a realização deste projeto foi de suma importância tanto para minha vida pessoal como profissional, pois mudou completamente minha postura em relação às Tecnologias Digitais Virtuais. Hoje posso dizer que sou uma pessoa realizada muito diferente daquela que só sabia digitar textos e enviar e-mail. Já consigo usufruir destes mais variados avanços e principalmente, sentindo-me confiante. As aprendizagens foram tantas que seriam impossíveis descrevê-las, apenas sentindo-as! Com certeza a Regina de ontem não é a mesma de hoje e isto é apenas o início de uma nova caminhada!
Trabalhar em grupo foi muito bom! Realizar um projeto em grupo não é nada fácil, ainda mais num PA em EaD, mas foi justamente o interesse, a dedicação e a união entre as participantes do grupo que o resultado está aí! Criaram-se vínculos de amizade, onde “passamos mais tempo” juntas, trocando idéias, entre tantas outras coisas através “da tecnologia”! Gostaria que tudo o que nós construímos se perpetue! Segundo Alves:

...necessitamos de um ato mágico de exorcismo. Nas histórias de fada é um ato de amor que acorda a Bela Adormecida de seu sono letárgico, ou o príncipe transformado em sapo.
A questão não é gerenciar o educador. É necessário acordá-lo. E, para
acordá-lo, uma experiência de amor é necessária. (Alves, 1985 p. 18).

ALVES, RUBEM. Conversas com quem gosta de ensinar. 20 ed. São Paulo: Cortez, 1985.

Aprendizagens!!!


Assim, quanto ao meu processo de aprendizagem a partir do desenvolvimento desse projeto, posso dizer que aprendi muita coisa nova, valeu muito apena fazer o Blog, consigo ver agora as tecnologias com outros olhos. Posso também afirmar que agora consigo me encontrar em melhores condições de relacionar as tecnologias as escolas, a nossa própria vida e a vida de nossos alunos. Durante este processo de construção do Blog, e outras tarefas que fizemos pude ver a tecnologia de outra maneira. Antes de fazer este PA, ou ainda antes de nós começar com o nosso Blog, eu via a tecnologia como um certo monstro, que estava ali só para ferrar com a nossa vida, isso porque muitas vezes eu não sabia ainda como usá-la de forma correta. Mas já não tenho mais os medos e os problemas que me aflingiam na hora de trabalhar com o computador e com mundos digitais já fazem parte do passado. Tenho agora a certeza que a tecnologia foi feita sim para nós, para todas as pessoas inclusive os que ainda não tem acesso a ela, para ajudá-las e melhorar a sua vida.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Considerações Finais


A partir do planejamento do nosso projeto de aprendizagem, das pesquisas realizadas e do processo desenvolvido, retomamos as nossas certezas provisórias, as nossas dúvidas temporárias, os objetivos e a problemática inicial que gerou o projeto, a fim de discuti-las, buscando sistematizar o conhecimento construído durante o desenvolvimento do nosso projeto de aprendizagem.

Assim quanto as nossas certezas provisórias, podemos dizer que essas novas mudanças vão exigir uma formação sobre as novas tecnologias; no assunto que se refere à educação, pois já não
serão mais os mesmos os professores que atuaram no futuro, os que ainda ignoram os avanços científicos, assim como a evolução da tecnologia. Nossos alunos de certa forma exigem uma nova postura do educador, fazendo que os mesmos vão em busca de novos conhecimentos, utilizando a tecnologia como um recurso didático.O professor necessita perder o medo de ser privado, e não poder trabalhar com novas possibilidades da tecnologia na sala de aula; pois na atualidade toda e qualquer Instituição de Ensino devem ser cientes que a tecnologia faz parte do cotidiano do aluno e já faz parte do currículo.

Quanto às dúvidas temporárias, encontramos que, os professores estão buscando sua autonomia, estão em busca de uma formação centralizada nos avanços tecnológicos, pois sabem que isto é necessário para que o processo de aprendizagem ocorra de forma prazerosa e eficiente. E também encontramos que daqui em diante a tecnologia sempre estará presente na Educação como uma ferramenta para a construção do Conhecimento, qualificando cada vez mais o Ensino. Existem muitas escolas que preparam o professor para aprender sobre o uso das novas tecnologias. Quando há novas mudanças, exige-se uma formação sobre os avanços tecnológicos. E os professores não devem temer os avanços tecnológicos, pois eles não lhes tirarão os empregos mais sim os ajudarão a qualificá-lo ainda mais.

Quanto os nossos objetivos, entendemos que cabe a nós futuras pedagogas mostrar a importância da capacitação, em atualizar-se digitalmente, pois o avanço da tecnologia não pára e as crianças aprendem junto com ela. E quanto ao nosso objetivo na pré-apresentação para as colegas, explicamos sobre a importância da atualização digital dos professores, para as aulas ficarem atrativas para uma melhor aprendizagem.
Como qualquer outro ser humano, nós professores nunca aprendemos tudo e, muitas vezes até aprendemos com nossos alunos, eles são crianças e estas aprendem muito rápido em questão às novas tecnologias.

E quanto à problemática inicial que deu origem ao nosso projeto entendemos que as tecnologias digitais virtuais podem ser aliadas no processo ensino aprendizagem, pois, permitem ao professor desenvolver atividades mais criativas e motivadoras. Dessa forma, é importante que o professor busque ampliar seus conhecimentos na área da tecnologia educacional, tornando-se efetivamente o mediador do processo de aprendizagem, integrando assim de forma dinâmica e equilibrada a orientação intelectual. Para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem é preciso encarar a realidade que mostra a necessidade de levar para a sala de aula novas tecnologias.
Sendo assim o professor não pode parar de atualizar-se, principalmente em relação ao uso das novas tecnologias que não param de avançar, e as crianças são as primeiras a aprendê-las. Mas é claro que a escola deve ajudar ao professor na sua capacitação, oportunizando espaços e cursos de capacitação.
Ao analisar os questionários, concluímos que os professores que não tem medo do novo, que estão sempre em busca de novos cursos de aperfeiçoamento não tem tecnofobia, usam e abusam dos recursos tecnológicos. E estamos certo de que aqueles professores que pararam no tempo e que não sabem lidar com os avanços da tecnologia, invés de preparar uma aula cativante para os alunos, sempre estarão aplicando aquelas aulas monótonas de que os alunos não prestam atenção nenhuma.

- Roteiro do questionário

1) Qual a importância da Tecnologia na sua vida?
2) Você acredita que o professor está sendo realmente preparado para trabalhar com o uso das Novas Tecnologias?
3) Na escola que você trabalha, oferece condições para serem utilizadas as Tecnologias como um recurso no processo de aprendizagem? Como?
4) Você se acha um tecnofobia? (Medo das Novas Tecnologias) Sendo ou não, justifique?
5) Você se acha preparado para trabalhar no laboratório de informática da escola, sem a ajuda de um especialista no assunto?

O questionário foi aplicado em cinco professores, conforme o resultado das respostas das perguntas do roteiro, após serem analisadas, podemos concluir que em relação a questão 1. Todos afirmam que a tecnologia é indispensável na atualidade. Questão 2. Todos acreditam que os professores não estão sendo preparados para trabalharem com as TDVs. Na questão 3. Também foi unânime a resposta, onde relatam que as Escolas não oferecem condições para que seja possível usufruir das TDVs. Na questão 4. Duas pessoas afirmam que sofrem da tecnofobia, sendo que suas justificativas foram “ Ter medo” de estragar algum programa. Duas pessoas não se consideram tecnofobias, mas confeçam que sentem muita insegurança em relação a esta área de conhecimento e uma pessoa domina totalmente os avanços tecnológicos. Na última questão 5 pessoas afirmam que necessitam de auxílio para trabalharem no laboratório de informática da Escola, enquanto que apenas uma sente-se preparado para trabalhar com as TDVs.
A imagem foi tirada

quarta-feira, 24 de junho de 2009

No dia 24 de maio o folheto da missa católica, no final dizia:

Hoje, Dia Mundial das Comunicações Sociais. Tema escolhido pelo Papa: "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo e de amizade".

Achei interessante, pois até o Papa pensa em novas tecnologias, então por que os professores não pensarão?

Arquidiocese de Porto Alegre

Formação de Professores para o Futuro

Vivemos em uma sociedade que cresce e se transforma aceleradamente, e cabe a nós o desafio de educar o aluno naquilo que ele não sabia hontem e prepará-lo para o que ainda não sabemos ao certo o que é, mas que ele precisará para amanhã ou para um futuro bem próximo.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Participação na Plenária de Debates da CONAE






Participação da CONAE


Apresentação

“Durante a realização da Conferência Nacional de Educação assumiu o compromisso institucional de apoiar a organização da Conferência Nacional de Educação – CONAE. No dia 03 de setembro de 2008, foi publicada a Portaria Ministerial nº 10, constituindo a Comissão Nacional Organizadora da CONAE. Em uma ampla parceria entre os Sistemas de Ensino, os Órgãos Educacionais, o Congresso Nacional e a Sociedade Civil, a Comissão Nacional definiu que a CONAE será realizada, em Brasília – DF, no mês de abril de 2010, e será precedida de Conferências Municipais ou Intermunicipais, a serem realizadas no primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal para o segundo semestre de 2009. Este documento desenvolve o tema central da CONAE: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. A partir deste momento, ele se torna objeto de estudo e de deliberação, incluindo, portanto, o debate de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino em fórum de mobilização nacional pela qualidade e valorização da educação com a participação de amplos segmentos educacionais e sociais.” Por Francisco das Chagas, Coordenador da Comissão Nacional da CONAE.


Acreditamos que com esta Conferência – CONAE, teremos uma Educação de qualidade. Eu e minha amiga Claúdia, participamos da Conferência Preparatória Municipal de São Leopoldo, ocorrida no dia 06/06/09, na Escola Estadual Visconde de São Leopoldo. A Plenária de Debates, foi organizada por eixos temáticos, optamos pelo EIXO IV, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. Para nossa surpresa e alegria a ministrante do debate era nossa professora: Drª Eliane Schlemmer. A professora iniciou o debate relatando suas experiências de “sala de aula” e de seu interesse pelas tecnologias. Devido ao atraso infelizmente o tempo foi reduzido, mas mesmo assim, os professores presentes interagiam demonstrando grande interesse no tema abordado. Utilizando as TDVs, a professora mostrou a Ilha Unisinos e a telepresença via Avatar em MDV3D, como também comentou sobre o trabalho que é realizado no nosso PA. Como leitura ela sugeriu o livro Homo Zappiens de Wim Veen e Bem Vrakking, fazendo uma comparação entre o “Homo Zappiens” e o Homo Sappiens. Por meio de questionamentos, a professora fazia o grupo de professores interagirem no debate, tornando o evento dinâmico! A professora relatou a importância do uso das TDVs na educação, salientando o uso adequado. Enfim, a nossa participação nesta Conferência foi uma oportunidade que nos fez ter uma nova postura; pois como professoras necessitamos estar presentes para que de fato, tenhamos uma educação de qualidade e para que isto ocorra, a formação e a valorização profissional é imprescindível.


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tecnologia na Educação

Este vídeo fala da importância da Tecnologia para a Educação. E também faz uma reflexão da tecnologia daqui a 15 anos. O que ela fará por nós? O homem será substituido pela máquina!Também faz uma relação com o medo que os professores tem de perder seus empregos. E se os professores não buscarem sua capacitação irão ficar as margens dos alunos, ou até abaixo referente ao conhecimento sobre as Tecnologias. Questionandeo assim a preparação da escola e dos professores.

Não se pode prever ainda como será daqui a quinze anos, mas a certeza que temos que a Tecnologia estará presente na Educação como uma ferramenta para a Construção do Conhecimento, qualificando o Ensino. E certemante o professor precisa ter autonomia e fazer parte desta mudança.

http://www.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M

sábado, 6 de junho de 2009

A Tecnologia

A tecnologia de algum professores ainda é o giz e quadro, como mudar está situação? Será que são os professores que não querem se atualizar ou as escolas não dão sustenção para que eles possam?
Muitas ecolas tem a informtica mas a qualidade de esnino é muito ruim.
Conversei com uma professora de escola estatual é ela é a unica que usa tecnologia em suas aulas,os alunos adoram a aula dela, mas ela disse que seu colegas de trabalho não gostam de usar a tecnologia , pois acham que vira bagunça este tipo de aula.
O que fazer com professores que ainda vivem neste pensamento ignorante, pode ser chamado assim, isolar-se do mundo da tecnologia é melhor para eles, não tem trabalho nenhum.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Integração das TIC na Educação

"Como já foi dito, todas as mídias, as novas como as “velhas”,
fazem parte do universo de socialização das crianças, participando, de
modo ativo e inédito na história da humanidade, da socialização das
novas gerações, este processo tão complexo que transforma a criança em
ser social, capaz de viver de modo competente, isto é, “sociável”, em
sociedade. Novos “textos” surgem na paisagem audiovisual que os jovens
contemplam e aprendem, sozinhos ou com outros jovens, a ler e a
interpretar. Imagens coloridas fixas e em movimento, sons ambientes,
música, linguagem oral e escrita, teatro, todas estas formas de expressão
Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002 123
– “linguagens” – estão mixadas numa mesma mensagem, construindo
significados, carregando representações, difundindo símbolos."


Achei muito importante esta parte do texto pois ele fala sobre a importancia da mídia na vida da criança. De como a criança trabalha sua própria autonomia fazendo parte de novas conquistas, de pesquisas online, e de uma transformação no seu convivio social, de ler, escrever e interpretar melhor textos e outros meios de se comunicar.

"Por que é urgente integrar as TIC nos processos educacionais? A
razão mais geral e a mais importante de todas é também óbvia: porque
elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social,
cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de
compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso
desigual a estas máquinas está gerando."



Nesta outra parte do texto está a pergunta, por que é urgente integrar as TIC nos processos educacionais?

Com certeza que esta não é uma pergunta que se faça desde hoje. Integrar os TIC nas escolas é um dever das Instituições de Ensino, pois é na escola que a criança aprende os primeiros passos para uma vida promissora e também necessita obter também outras fontes de conhecimento a não ser ba -be -bi -bo-bu. São necessárias outras práticas de Ensino, par que no futuro todos tenham acesso as tecnologias presentes no mundo.
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf

Pedagogia X Tecnologia

No texto "Inovações Tecnológicas e Processos Educacionais" fala que Pedagogia e tecnologia sempre andam de mão dadas, o que falta ser feito é o uso adequado da tecnologia. Precisam ser promovidos cursos para a capacitação dos professores e também dos alunos, para que juntos possam evoluir neste mundo de inovaçõaes tecnológicas.
Por um lado as pessoas estão sendo presenteadas pela tecnologia, facilitando sua vida. Já não é preciso sair de casa para pagar um conta no banco por exemplo. Mas de outro lado existem os países subdesenvolvidos e altamente urbanizados, onde pobres dividem lugar com os atrasados cultural e politicamente. E estes fatores dendem a crescer com o avanço da tecnologia. Os excluídos não tendo lugar nesta sociedade, nem mesmo acesso as tecnologias ficam cada vez mais vulneráveis a desigualdade social. Eu como educadora, já me perguntei se o Second Life é um bom enfestimento! Pois com tantas pessoas passando fome, é envestido tanto dinheiro em mundos virtuais. E realmente necessário para o avanço da Educação!

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf